Assim que recebi uma caixa de palhetas Rico Reserve 3.0 para sax soprano, percebi como são idênticas as características entre elas e as de sax alto, que já havia experimentado. Além disso, na mesma caixa ( a de soprano 3.0 ), a semelhança entre as palhetas também é muito grande.
A Rico Reserve 3.0 é bastante confortável, tem muito corpo de sonoridade e mantém perfeitamente a afinação, em um instrumento já conhecido por ser difícil nesse aspecto.
São fabricadas a partir dos nós intermediários da parte inferior da cana, onde a densidade é maior. Somente 5% das palhetas passa pelas normas de qualidade para se tornar a Reserve . Possuem corte francês, feito por lâminas de diamante, que não perdem o fio após sucessivos cortes. As palhetas ainda vêm protegidas em sua caixa, por um sistema de controle de umidade que as mantêm em boas condições desde a fábrica até o consumidor final e ajuda a não “ondular” a ponta das palhetas após o uso, de um dia para o outro, por exemplo.
Procurei tocar em todas as 5 palhetas para poder fazer uma análise segura. Coloquei-as em um copo com água por cerca de 5 minutos e fui tocando um pouco com cada uma. Sempre exemplos musicais idênticos, exigindo um pouco mais nos saltos longos de intervalos e variação de dinâmica.
Fiz o teste com um afinador de campana e o resultado foi muito bom. Variações mínimas no ponteiro do afinador, dentro da normalidade.
O timbre também é muito bom, já conhecia as Rico Reseve para sax alto e, as de soprano seguiram na mesma linha. Som claro, sem interferências ou sobra de ar, em todas as 5 palhetas. Soam bem para popular ou erudito. Testei com uma boquilha Morgan ( mais fechada ) e com a boquilha que sempre uso para popular, uma Norberto modelo Dave Liebman, bem aberta, além de uma Selmer de metal e a Vandoren S25. Em todos os casos, a afinação se manteve boa.
Utilizei alguns palybacks e toquei em uníssono, obtendo um ótimo resultado.
Continuei os testes e notei que a durabilidade também é uma característica interessante, além de perceber que o sistema de controle de umidade funciona como descrito na embalagem. As pontas das palhetas não “ondularam” e estas ficaram prontas para o uso na próxima vez.
Gravei com o soprano, um arranjo com trompete com surdina e flugelhorn e a afinação estava impecável, além da qualidade do timbre.
Trata-se de uma palheta muito equilibrada e de boa durabilidade, além de timbre e afinação, com uma embalagem e sistema de conservação perfeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário