terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Aprendizagem e Dedicação no Estudo

Tenho visto, principalmente na internet, muitas "promessas" que envolvem sucesso rápido e imediato na execução do saxofone e outros instrumentos de sopro.
Me preocupa muito ler posts que contêm frases do tipo:
"toque uma música em 30 minutos", "saia tocando na primeira aula", entre outras.
Bem, o fato é:
Não existe sucesso sem algum tipo de sofrimento!
Pode parecer algo do tipo "Karate Kid", mas é certo que (para quem assistiu ou não ao filme), mesmo com algum exagero, a máxima continua a funcionar.
Quem se propõe a estudar um instrumento, deve saber que será necessário dedicação e paciência, principalmente no caso dos sopros ou cordas friccionadas (violino, cello, viola), pois trata-se de construção do som, desenvolvimento de um timbre próprio primeiro, para, depois, começar a tocar efetivamente.
Os exercícios de notas longas, treino de embocadura, flexibilidade e golpe de língua, são pilares e fundamentos para os futuros instrumentistas.
Eu estudo notas longas todos os dias, exigindo em dinâmica (que, em linguagem musical, quer dizer variação na intensidade ou volume de som), clareza, enfim, qualidade sonora para executar trechos musicais.
Engana-se quem pensa que, em pouco tempo, sairá tocando de tudo, com qualidade e boa execução.
Porém, ao dedicar-se com disciplina e respeito pela técnica, começa a perceber a evolução e entende o porquê de tantos exercícios e horas de estudo.
Claro que não se pode exigir de alguém que o faz por hobby a mesma dedicação e intensidade que a de um futuro profissional.
Existem planos de aulas que devem ser adaptados individualmente, para que o sucesso ocorra de acordo com a disponibilidade e interesse de cada estudante.
Entretanto, "prometer" sucesso imediato é, no mínimo, má fé.

4 comentários:

  1. Fala Rodrigo!
    Ri muito agora com a sua comparação com o Karate Kid e concordo com tudo o que você disse. Promessas de um aprendizado extremamente rápido e "indolor" são reflexo do descompromisso de quem está ensinando e da ingenuidade de quem está aprendendo. Aprender a tocar um instrumento é um processo longo que deve ser encarado como uma parceria entre o aluno e o professor, e muita dedicação da parte do aluno. Obrigado pelo incentivo e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. OI Rodrigo,
    Parabens pelo BOLG e pelos comentarios. Musica não é facil... abraços

    Lauro

    ResponderExcluir
  3. ola rodrigo blz, tenho 35 anos e gostaria de saber se pela minha idade consigo tocar saxofone agradeço desde ja pela atençao,e qual metodo devo começar.
    Itamar.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Rodrigo, Concordo plenamente que para ter sucesso em algo precisa buscar, e esse buscar sempre tem um gostinho de sofrimento..
    Gosto muito das suas dicas.
    Deus te abençoe sempre e vlw por tudo
    Wellington Menezes (Amigo do Face)

    ResponderExcluir