terça-feira, 26 de outubro de 2010

Palhetas Rico Reserve 3.0 para Sax Soprano














Assim que recebi uma caixa de palhetas Rico Reserve 3.0 para sax soprano, percebi como são idênticas as características entre elas e as de sax alto, que já havia experimentado. Além disso, na mesma caixa ( a de soprano 3.0 ), a semelhança entre as palhetas também é muito grande.
A Rico Reserve 3.0 é bastante confortável, tem muito corpo de sonoridade e mantém perfeitamente a afinação, em um instrumento já conhecido por ser difícil nesse aspecto.
São fabricadas  a partir dos nós intermediários da parte inferior da cana, onde a densidade é maior. Somente 5% das palhetas passa pelas normas de qualidade para se tornar a Reserve . Possuem corte francês, feito por lâminas de diamante, que não perdem o fio após sucessivos cortes. As palhetas ainda vêm protegidas em sua caixa, por um sistema de controle de umidade que as mantêm  em boas condições desde a fábrica até o consumidor final e ajuda a não “ondular” a ponta das palhetas após o uso, de um dia para o outro, por exemplo.
Procurei tocar em todas as 5 palhetas para poder fazer uma análise segura. Coloquei-as em um copo com água por cerca de 5 minutos e fui tocando um pouco com cada uma. Sempre exemplos musicais idênticos, exigindo um pouco mais nos saltos longos de intervalos e variação de dinâmica.
Fiz o teste com um afinador de campana e o resultado foi muito bom. Variações mínimas no ponteiro do afinador, dentro da normalidade.
O timbre também é muito bom, já conhecia as Rico Reseve para sax alto e, as de soprano seguiram na mesma linha. Som claro, sem interferências ou sobra de ar, em todas as 5 palhetas. Soam bem para popular ou erudito. Testei com uma boquilha Morgan ( mais fechada ) e com a boquilha que sempre uso para popular, uma Norberto modelo Dave Liebman, bem aberta, além de uma Selmer de metal e a Vandoren S25. Em todos os casos, a afinação se manteve boa.
Utilizei alguns palybacks e toquei em uníssono, obtendo um ótimo resultado.
Continuei os testes e notei que a durabilidade também é uma característica interessante, além de perceber que o sistema de controle de umidade funciona como descrito na embalagem. As pontas das palhetas não “ondularam”  e estas ficaram prontas para o uso na próxima vez.
Gravei com o soprano, um arranjo com trompete com surdina e flugelhorn e a afinação estava impecável, além da qualidade do timbre.
Trata-se de uma palheta muito equilibrada e de boa durabilidade, além de timbre e afinação, com uma embalagem e sistema de conservação perfeitos.

Texto publicado na revista Sax&Metais

Nenhum comentário:

Postar um comentário