terça-feira, 2 de novembro de 2010

Intervalos

Tocar o saxofone requer domínio técnico na produção e qualidade do som.
O caminho entre as notas é conhecido como intervalo. Quanto maior for esse intervalo, mais atenção e controle serão necessários para executá-lo.
Um ótimo exercício é este:




Extraído do célebre método de H.Klosé, com intervalos de sétima, ajuda a desenvolver a coluna de ar, trabalhando articulação (na linguagem musical, significa variação entre o ligado e separado= legato/staccatto, em italiano). Além disso, fica bem evidente o uso da chave de oitavas, essencial recurso do instrumento, usado na maioria dos trechos musicais que o saxofonista irá encontrar.
Tente praticar sem realizar movimentos com a mandíbula ou o lábio inferior, no contato com a palheta. Apenas a coluna de ar deve se movimentar, através da garganta.
Os estudantes que utilizam boquilhas mais fechadas têm mais facilidade para executar o exercício, porém, é interessante que todos o façam, pois isso servirá para atingir um controle total da afinação e timbre, entre as diferentes regiões.
Para quem possui um afinador, é importante decorar o exemplo e seguir observando o ponteiro do mesmo, tentando mantê-lo o mais centralizado possível, com mínimas variações de posicionamento, respeitando, é claro, a coluna de ar, que varia suavemente durante a execução.


2 comentários:

  1. Gostei. Posta mais execicios
    abraços
    Lauro

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, td bem!A didática que está utilizando mais fácil é impossivel, Obrigado!

    Aproveitando a deixa gostaria de alguma dica para melhorar a minha utilização do recurso "false fingers". Valeu e Parabéns pela iniciativa.

    Marco Nunes

    ResponderExcluir